04 – História do SAMU

Alunos.

Entregar  na próxima aula, dia 17/06/2012 o trabalho sobre a História do SAMU.

O QUE É O SAMU?

SUA FUNDAÇÃO NO MUNDO;

SUA ATUAÇÃO NO MUNDO;

FUNDAÇÃO E ATUAÇÃO NO BRASIL.

Lembrando que ainda não foram entregues os trabalhos dos ESQUADRÃO 12 E 16. ESTAMOS NO AGUARDO.

LINK DE ESTUDO: http://samu.saude.sc.gov.br/

CMT. RODRIGO SANTANA.

5 comentários em “04 – História do SAMU

  1. O que é o SAMU ?

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) é um programa do Governo Federal, lançado em 2003, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais, que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência (grave risco imediato). Através de chamada telefônica no 192, a Central de Regulação Médica do SAMU analisa cada caso de socorro solicitado e envia uma ambulância de Suporte Básico de Vida ou Suporte Avançado (ambulância UTI) para fazer o atendimento. Às vezes não há necessidade do envio das unidades e o médico poderá orientar simplesmente, realizar uma consulta ou até mesmo um conselho médico. Este é o grande diferencial e benefício para a população, ter uma escuta médica 24 horas por dia.

    O modelo de atendimento Pré-hospitalar do SAMU do Brasil é idêntico ao adotado pelo SAMU da França. O serviço é realizado por médicos treinados em urgência e emergência e, ao contrário de outros serviços, o SAMU trata no local do atendimento as lesões potencialmente fatais. Isto faz a diferença entre a vida e a morte de qualquer cidadão acometido de algum quadro de urgência e emergência.

    Com o SAMU 192, o Governo Federal e os Municípios estão reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas-socorristas, que atendem a urgências de natureza traumática, clínica
    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (no Brasil também SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d’Aide Médicale d’Urgence — que faz uso da mesma sigla “SAMU” — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo. Em alguns idiomas, o termo Samu significa Serviço de Atendimento Medico de Urgência.
    O projeto piloto do SAMU brasileiro aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto. Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita). O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorrestes, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
    No Brasil, o SAMU teve início através de um acordo bilateral, assinado entre o Brasil e a França, através de uma solicitação do Ministério da Saúde, o qual optou pelo modelo francês de atendimento, em que as viaturas de suporte avançado possuem obrigatoriamente a presença do médico, diferentemente dos moldes americanos em que as atividades de resgate são exercidas primariamente por profissionais paramédicos (profissional este não existente no Brasil).

    Atualmente, a rede nacional SAMU 192 conta com 147 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil presentes em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Ao todo 1.199 municípios são atendidos pelo SAMU, num total de 104.566.844 milhões de pessoas.

    Além dos municípios onde o SAMU já funciona, o Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Atenção às Urgências, implantará o serviço em todos os municípios brasileiros, respeitadas as competências das três esferas de gestão (governos federal, estaduais e municipais).

    O governo federal entrará com uma contrapartida mensal a municípios e estados com projetos aprovados de SAMU, bancando 50% do custeio mensal desses serviços.

    No caso dos municípios de pequeno porte populacional ou que não possuam estrutura para implantar uma Central de Regulação Médica, estes poderão desenvolver projetos de regionalização em parceria com municípios que já possuam SAMU instalados.

    Com isso, se pretende atender as diretrizes de regionalização da atenção às urgências, mediante a adequação criteriosa da distribuição dos recursos assistenciais, conferindo concretude ao dimensionamento e à implantação de sistemas estaduais, regionais e municipais e suas respectivas redes de atenção.

  2. Samu: Definição em linguagem internacionalTermo que deriva do Francês “Service d’Aide Médicale Urgente”, sendo actualmente utilizado em vários países.

    Os SAMU Lusofonos son :

    SAMU 192 do Brazil Chamado localmente “Servicio de Atendimento Movel de Urgenca”
    O Servicio Movel de Urgencia reanimacion (SMUR) e o Servicio onde estam as UTIM Unidades des Tratamento Intensivo Moviles ,

    SAMU 061 de Galica (Espanha) Chamado localmente “061″
    SAMU 112 de Portugal Chamado localmente “CODU” dependendo do INEM
    [editar] Samu (192) do BrasilDefinido pelo Ministério da Saúde Federal [1] : O Samu 192 , Central de Regulação Medico Sanitária das Urgências, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências de 2003, e tem como objectivo ajudar a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência. Com o Samu 192, o governo federal pretende reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

    [editar] Funcionamento do Samu do BrasilO Samu 192 realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento. As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por Técnicos Assistentes de Regulação Medica na Central de Regulação Medica das Urgências que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o Médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

    [editar] Política Nacional de Atenção às Urgências no BrasilO SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:

    Organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
    Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel das UTIM (Unidades de Terapia Intensiva Moveis reguladas pelo Samu 192);
    Reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
    Criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
    Estruturar o atendimento pós-hospitalar mesmo em caso de Desastre Sanitário.

    [editar] Samu “112″ do PortugalEm Portugal o Samu , chamado “CODU” (Centro de Regulação Médica das Urgências), faz parte do “INEM” que depende do Ministério da Saúde.[2]

    [editar] Samu 061 de Galicia (Espanha)E um Samu bilingue Gallego Espanhol [3]

    Referências

  3. O que é o SAMU/192?
    O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
    Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorrestes que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (no Brasil também SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d’Aide Médicale d’Urgence — que faz uso da mesma sigla “SAMU” — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo. Em alguns idiomas, o termo Samu significa Serviço de Atendimento Medico de Urgência.
    No Brasil, é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.[1] O projeto piloto do SAMU brasileiro aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto. Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita).
    SAMU 061 de Galica (Espanha) Chamado localmente “061″
    SAMU 112 de Portugal Chamado localmente “CODU” dependendo do INEM
    Samu (192) do Brasil
    ALUNO .ANTONIO (Tonhão)

  4. O que é o SAMU?

    É um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na ambulância do SAMU, o paciente recebe os primeiros atendimentos médicos antes de chegar ao hospital. É um programa do governo federal que presta socorro à população em casos de emergência. O trabalho do SAMU 192 ajuda a proteger e a salvar vidas. Também garante a qualidade do Sistema Único de Saúde – SUS, que oferece atendimento gratuito para toda população e atende milhões de pessoas.

    O serviço do SAMU 192 funciona 24 horas por dia. Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas estão durante todo o dia, toda a noite e de madrugada prontos para atender e cuidar da saúde de quem precisa.

    Quando você deve ligar para o SAMU 192?

    Você deve chamar o SAMU 192 quando alguém precisar de atendimento médico de urgência ou emergência. Em caso de acidente, não se desespere. Fique calmo, não toque a vítima e peça a ela que não se mecha. Disque 192 (a ligação é gratuita e pode ser feita também pelo celular) e avise a vítima que o socorro já foi chamado.

    Converse o tempo todo com a pessoa acidentada e verifique se ela responde e se respira. Responda com calma às informações pedidas pelo médico que atender sua ligação e faça tudo o que ele pedir. As orientações que o médico fornecer são muito importantes para salvar a vida do paciente.

    Como identificar uma situação de urgência ou emergência?

    Você deve ligar para o telefone 192 quando identificar pessoas:

    Com problemas para respirar ou com dor muito forte no peito (pode ser um ataque cardíaco)
    Com intoxicação
    Com queimaduras graves
    Que tenha sofrido maus tratos
    Com crises hipertensivas
    Que tenham sofrido acidentes ou tenham sido vítimas de algum trauma
    Que tenham sofrido afogamentos
    Que tenham sofrido choque elétrico
    Que tenham sofrido acidentes com produtos perigosos
    Que tenham tentado suicídio
    Que estejam em trabalho de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto

    Quais informações são necessárias quando for ligar para o SAMU 192?

    Ao ligar para o telefone 192 (ligação gratuita), é preciso informar ao profissional o seu nome, qual o problema do paciente que será atendido e o endereço completo de onde você está, para que o SAMU chegue o mais rápido possível.

    Se souber algum ponto de referencia, algo que identifique o lugar onde você está facilita a ida da ambulância para o atendimento. Responda as perguntas feitas pela telefonista, de forma clara e correta. Quando o médico for conversar com você, procure descrever o que aconteceu com a pessoa que precisa de ajuda, quem ela é e qual a idade dela.

    A ligação pode ser feita de qualquer telefone?

    A ligação pode ser feita de qualquer telefone para o número 192. Mas é importante que você ligue perto ou no local em que a pessoa que precisa de ajuda se encontra, para que o profissional da central de regulação, que atender sua ligação, fale para você o que é importante fazer até a ambulância chegar.

    Porque o trote prejudica o trabalho do SAMU?

    O telefone do SAMU 192 é para atender as pessoas que estão em situação de emergência e precisam de atendimento médico. Quando o SAMU recebe um trote, pessoas deixam de ser atendidas. Pode ser um amigo seu precisando de um médico, um colega de escola e até mesmo alguém da sua família.

    As ambulâncias do SAMU são muito importantes para salvar vidas. E você também pode ajudar a salvar a vida de alguém. Ligue para o SAMU 192 quando alguém estiver passando mal perto de você ou tenha sofrido um acidente e avise aos seus amigos para fazerem o mesmo e lembre-se: o trote para o telefone 192 pode deixar pessoas sem atendimento médico.

    Os trotes congestionam as linhas telefônicas e ainda causam saídas indevidas das ambulâncias.

    Como é feito o atendimento do SAMU 192?

    O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: na sua casa, em locais de trabalho e nas vias públicas. O socorro acontece após uma chamada gratuita, feita de qualquer telefone para o número 192.

    A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que ligou para o 192, sobre o que deve ser feito no momento.

    Qual a função do médico regulador?

    O médico regulador avalia a situação do paciente e conversa com quem está ao telefone sobre o melhor procedimento para os cuidados com o paciente. De acordo com a situação, ele orienta a pessoa a procurar um posto de saúde ou envia uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local.

    Em casos graves, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro que mantém o paciente sob os cuidados necessários até a chegada ao hospital. O médico regulador também comunica a emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, já reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

    Quais são os veículos utilizados pelo SAMU para o atendimento de emergência?

    O Brasil é enorme, com diversas realidades. Por isso, existem necessidades diferentes de atendimento em cada região do País. Para isso, o SAMU disponibiliza veículos diferenciados para fornecer serviços com qualidade e eficiência. Conheça todos eles:

    Ambulância

    As ambulâncias do SAMU são divididas em:

    Unidades de Saúde Básica (USB): que atendem pacientes com menor gravidade e possuem equipamento básico de suporte à vida (medicações, rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de oxigênio, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil).
    Unidades de Saúde Avançada (USA) ou UTI móvel: que atendem pacientes graves. Essas unidades são equipadas com o Sistema Tele- Eletrocardiografia Digital, fundamental para ajudar a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia. Esse sistema permite ao profissional de saúde ter um diagnóstico mais preciso do paciente ainda em casa, antes de levá-lo para o hospital.
    Motolância

    A moto a serviço do SAMU 192 é pilotada por um técnico de enfermagem e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência, em locais onde o trânsito é muito intenso ou em lugares de difícil acesso, quando as ambulâncias, muitas vezes, não conseguem passar com facilidade.

    As Motolâncias SAMU 192 conseguem chegar antes da ambulância para adiantar o atendimento e cuidar da vítima. São importantes principalmente nos casos de doenças cardiovasculares como: infartos, anginas, ataques cardíacos e derrames cerebrais. Nestes casos, quanto menor o tempo do socorro, menor serão as seqüelas.

    Ambulancha

    A ambulancha é uma embarcação equipada para atuar como UTI móvel no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192). As lanchas possuem todos os equipamentos necessários para o atendimento às Urgências e Emergências e atuam em regiões onde o transporte é feito prioritariamente pela água. Existem ambulanchas em Manaus, Parintins, Macapá, Belém e Porto Velho. Elas auxiliam no transporte dos pacientes às Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

    Helicóptero

    O Helicóptero do SAMU 192, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), é utilizado em casos de extrema necessidade, em regiões onde há dificuldade de se chegar com a ambulância. Também possui equipe especializada em atendimento ao paciente que esteja em situação de urgência e emergência.

    Como é a rotina de trabalho do profissional do SAMU?

    Todo profissional do SAMU 192 passa por um treinamento aperfeiçoado de salvamento de urgência e emergência. Eles trabalham nas unidades de atenção às urgências e checam todos os equipamentos antes do atendimento. Atendem às pessoas com atenção e dedicação.

    Acompanham o paciente durante todo o atendimento, fornecem um transporte seguro até o hospital e passam as informações sobre a situação do paciente para a sala de emergência do hospital. O trabalho deles é exemplo de solidariedade e humanidade. Se dedicam a cuidar e a salvar a vida das pessoas.O SAMU conta no momento com 114 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, estando em atividade em 926 municípios no Brasil,atingindo 92.7milhões de pessoas.

  5. O que é o SAMU/192?
    O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
    Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorrestes que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (no Brasil também SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d’Aide Médicale d’Urgence — que faz uso da mesma sigla “SAMU” — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo. Em alguns idiomas, o termo Samu significa Serviço de Atendimento Medico de Urgência.
    No Brasil, é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.[1] O projeto piloto do SAMU brasileiro aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto. Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita).
    SAMU 061 de Galica (Espanha) Chamado localmente “061″
    SAMU 112 de Portugal Chamado localmente “CODU” dependendo do INEM
    SAMU (192) do Brasil

    Atualmente o SAMU conta no momento com 114 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, estando em atividade em 926 municípios no Brasil,atingindo 92.7milhões de pessoas. ALUNA: Valderléia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s